Por que determinadas pessoas sao obesas?

domingo, 16 de maio de 2010

PSICOLOGIA E OBESIDADE

A boa forma e a imagem corporal tem sido elementos de pleno destaque e preocupação nos dias de hoje, o que tem facilitado a identificação de incômodos com o excesso de peso, independente dos graus de obesidade. Nossos padrões culturais fazem com que até indivíduos com peso dentro dos parâmetros de normalidade sintam-se com peso acima do desejado. É necessário observar a importância da participação de vários fatores como causa genética e
orgânica, falta de atividade física, bem como fatores educacionais e psicológicos.
A obesidade é uma condição que tem merecido atenção e estudos de diversas áreas de especialidades, particularmente da psiquiatria e da psicologia. Os problemas emocionais são geralmente percebidos como conseqüências da obesidade, embora conflitos e dificuldades psicológicas possam preceder o desenvolvimento dessa condição. A definição geral de obesidade pode ser a de “acúmulo excessivo de tecido adiposo (gordura) no organismo” (Nunes,1998). Os problemas emocionais são geralmente percebidos como conseqüências da obesidade, embora conflitos e problemas psicológicos de autoimagem possam preceder o desenvolvimento da obesidade. A depressão e a ansiedade são os sintomas comuns; depressão grave pode ser freqüente nos obesos. Além do que pacientes obesos emocionalmente instáveis podem experienciar aumento na ansiedade e depressão quando fazem dietas. Portanto, o obeso apresenta aspectos emocionais e psicológicos identificados como causadores ou conseqüências ou retroalimentadores da sua condição de obeso, concomitante a uma condição clínica e educacional alterada.
A psicoterapia realizada por profissionais especializados, ajuda a identificar os fatores desencadeadores do todo o processo que envolve a obesidade, contribuindo para a orientação do paciente e de seus familiares. Entretanto, quando a obesidade coloca em risco a condição clínica do paciente e o sofrimento psíquico é significativo, faz-se necessária a intervenção medicamentosa sob orientação de médicos especialistas, e preferencialmente acompanhados por psicólogos e por nutricionistas/nutrólogos. Desta forma, é sempre válido lembrar que qualquer problema de saúde mental deve ser sempre acompanhado por profissionais especialistas na área como médicos psiquiatras e psicólogos, para que se obtenha uma visão global do indivíduo acerca de seu problema.

FONTE: http://web.taktos.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=111